CAPÍTULO 1: CAMINHO METODOLÓGICO
O título CAMINHO METODOLÓGICO deve ser configurado de forma que fique a 8cm da borda superior, justificado, escrito em caixa alta (letra maiúscula), e negritado.
1.1 TEMA
O tema é a atividade prática do que se pretende atender, deriva do título; É o título do trabalho de pesquisa, será identificado na folha de rosto do projeto e na capa do trabalho de conclusão da pesquisa e/ou relatório. Deve representar em suma a essência do assunto que será pesquisado, testado ou experimentado, que se deseja provar ou desenvolver.
É o assunto que se deseja provar ou desenvolver. (LAKATOS e MARKONI, 1988, p. 102)
1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Deve especificar onde o tema será desenvolvido, tempo de desenvolvimento e por quem, delimitando o assunto em si.
1.3 PROBLEMA
Precisa sempre ser apresentado em forma de pergunta. É na sua essência efetuar o levantamento da dificuldade ou problema referente ao tema proposto que o trabalho irá resolver e expressá-lo de forma interrogativa.
1.4 HIPÓTESES
Representando no momento de sua elaboração uma suposição ou uma resposta provisória em relação ao problema apresentado.
1.5 OBJETIVOS
1.5.1 Objetivo Geral
É apenas um. Deve sempre iniciar com verbo no infinitivo. Refere-se ao tema. Deve apresentar o que se quer na essência com o trabalho/pesquisa a ser desenvolvido.
1.5.2 Objetivos Específicos
São as etapas que precisam ser realizadas para se conseguir atingir o objetivo geral. Precisam ser pensadas e preferencialmente elencadas em ordem de realização. Devem iniciar sempre com verbo no infinitivo. Sugere-se que em todos os trabalhos sejam incluídos os seguintes objetivos específicos:
- Documentar as atividades desenvolvidas;
- Divulgar os resultados alcançados.
1.6 JUSTIFICATIVA
Responde a pergunta por quê o trabalho é importante e precisa ser realizado. Deve apresentar argumentos que possibilitem o convencimento sobre a necessidade do mesmo. Deve falar sobre a teoria referente ao tema abordado. Pode apontar a possibilidade de descoberta de soluções de novas possibilidades, tecnologias, uso e aplicação de recursos de informática. Não deve apresentar citações de outros autores.
1.7 METODOLOGIA
Na metodologia deve-se descrever como, onde e com que o trabalho será realizado. Uma prática sugerida é que se detalhe a forma como se pretende atingir os objetivos específicos descritos, ou seja os procedimentos necessários. Deve-se ainda definir necessariamente as técnicas e tipos de pesquisas e, quando for o caso: os métodos de abordagem.
1.7.1 Abordagem
É a maneira como a pesquisa é abordada.
Dedutivo: Que inicia em planos maiores e parte para planos menores.
Indutivos: Tem início em planos menores, caminhando para planos maiores.
Hipotético Dedutivo: Relaciona as hipóteses formuladas ao processo dedutivo.
Dialético: Abordagem que caminha para o campo do diálogo e da discussão de oposição de idéias.
Qualitativa: Voltado para o âmbito social, caracteriza-se por abordagens complexas relacionadas aos problemas socioeconômicos, políticos, culturais, educacionais e peculiaridades não-quantificáveis. (consegue atribuir a um padrão).
Quantitativa: Voltado para dados mensuráveis, através da utilização de recursos e técnicas estatísticas. (consegue contabilizar).
Quali-quantitativa: Pesquisa voltada tanto para âmbito social com abordagem a problemas socioeconômicos, políticos, culturais, educacionais e peculiares quanto para recursos e técnicas estatísticas.
Histórico-cultural: Abordagem dada à história e cultura de determinada população, organização ou região.
1.7.2 Procedimentos
São as ações procedidas no decorrer do projeto.
Pesquisa Histórica: Diz respeito às formas de vida social, instituição e costumes com origem no passado.
Pesquisa Documental: Refere-se à coleta de dados com caráter sócio-cultural sobre determinada região, de pessoas ou instituições;
Pesquisa Etnográfica: Refere-se à descrição dos povos, língua, religião e raças;
Pesquisa Tipológica: Significa a comparação entre fenômenos sociais que permite a criação de novos modelos ideais a partir deste estudo;
Pesquisa Fenomenológica: Corresponde a interpretação do mundo relacionado à consciência do sujeito;
Pesquisa Comparativa: Consiste no estudo de comparação entre semelhanças e diferenças entre grupos, sociedade, organizações, enfatizando as semelhanças e diferenças;
Pesquisa Bibliográfica: É a pesquisa em obras escritas por outros autores sobre o assunto pesquisado. (citação)
Pesquisa de Laboratórios: Tem como característica o uso de instrumentos laboratoriais e manipulação de variáveis.
Pesquisa de Campo: É a realização de coleta de dados onde eles efetivamente ocorrem de forma sistematizada e organizada sem a realização de experimentação.
Estudo de Caso: Cuja a intenção é um conhecimento profundo e exaustivo de uma realidade delimitada;
Pesquisa-ação: Envolve a participação dos pesquisadores e dos participantes no processo de solução do problema.
Pesquisa Estatística: Esta pesquisa possibilita a redução de fenômenos sociológicos, políticos e econômicos a termos quantitativos e a manipulação estatística, como média, mediana, moda, desvio-padrão, variância, correlação e regressões.
1.7.3 Técnicas
São todos os procedimento mecânicos e intelectuais utilizados durante as atividades.
Observação: Não consiste apenas em ver ou ouvir, mas em examinar os fatos ou fenômenos que deseja analisar, podendo esta ser: sistemática, assistemática, participante, não participante, individual, em equipe, na vida real e em laboratório.
Entrevista: Conversação efetuada face a face, de maneira que proporciona ao entrevistador, verbalmente, a informação necessária.
Questionário: Roteiro de perguntas exprimidas pelo entrevistador e preenchidas por ele com a resposta dos pesquisados.
Formulário: É organizada por uma série de perguntas que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do pesquisador.
Testes: Instrumentos utilizados com a finalidade de obter dados que permitam medir o rendimento, freqüência, capacidade ou conduta do individuo de forma quantitativa.
História da vida: Esta técnica procura obter dados relativos á “experiência íntima” de alguém que tenha significado importante para o conhecimento do objeto em estudo;
Pesquisa de mercado: É a obtenção de informações sobre o mercado, de forma organizada e sistematizada.
1.8 CRONOGRAMA
No cronograma deve-se fazer uma cronologia de "quando" as atividades serão desenvolvidas, nele devem constar todas as etapas do projeto.
1.9 RECURSOS
Deve-se relatar todos os recursos (humanos, materiais, equipamentos, instalações, outros) que serão necessários para a elaboração do projeto, podendo os mesmos ser apresentados em itens ou em forma de parágrafos.
1.9.1 Recursos Humanos
Ex: Professores, colegas, etc..
1.9.2 Recursos Institucionais
Ex: Laboratórios, impressoras, biblioteca.
1.9.3 Recursos Materiais
Ex: Computadores, pendrive, impressoras.
1.10 DEFINIÇÃO DE TERMOS
Um trabalho científico deve conter teorias de autores consagrados, que tem como objetivo fazer com que as ideias descritas na pesquisa sejam confirmadas. As definições de termos são, portanto, afirmações que autores fazem sobre um determinado assunto, ou seja, suas teorias.
O termos a serem definidos devem estar sem entrada de parágrafo, em negrito, ordem alfabética e seguido de dois pontos. As regras são as mesmas que as citações curtas e longas. Usar preferencialmente autores consagrados. Na definição de termos não é necessário colocar segundo fulano de tal....
Quando tiver mais de um autor, até três autores, colocar entre os seus sobrenomes ponto e vírgula (;). Exemplo: (MACHADO; STEFFEN, 2011, p. 05)
Quando tiver mais de três autores, colocar só o primeiro sobrenome, seguido da expressão et al.
Nas citações curtas (até três linhas) usa-se o texto normal, entre aspas, seguido do autor, ano e página. Conforme exemplo abaixo:
Informática:
“A comunicação que utiliza como ferramenta a informática moderna, permite que os indivíduos se intercomuniquem em um tempo e espaço que constituem a realidade virtual, facilitando inúmeras relações.” (SANTILI, 2005, p. 5)
Nas citações longas é utilizado recuo de 4 cm, não se utiliza aspas e nem parágrafo na primeira linha e o tamanho da fonte (letra) é 10. Seguido do sobrenome do autor, ano e página. Conforme exemplo abaixo:
Informática:
O ensino e a aprendizagem são processos distintos porém indissociados, neste sentido é que a postura do professor durante a ação docente de ensinar deve ser mediada com o cuidado de respeitar diferenças dos educandos e aproveitando a zona de desenvolvimento proximal dos estudantes e (SANTILI, 2005, p. 5).