Capítulo 1: CAMINHO METODOLÓGICO
O título CAMINHO METODOLÓGICO deve ser configurado de forma que fique a 8cm da borda superior, justificado, escrito em caixa alta (letra maiúscula), e negritado.
1.1 TEMA
O tema é a atividade prática do que se pretende atender, deriva do título; É o título do trabalho de pesquisa, será identificado na folha de rosto do projeto e na capa do trabalho de conclusão da pesquisa e/ou relatório. Deve representar em suma a essência do assunto que será pesquisado, testado ou experimentado, que se deseja provar ou desenvolver.
É o assunto que se deseja provar ou desenvolver (LAKATOS e MARKONI, 1988, p. 102).
1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Deve especificar onde o tema será desenvolvido, tempo de desenvolvimento e por quem, delimitando o assunto em si.
1.3 PROBLEMA
Precisa sempre ser apresentado em forma de pergunta. É na sua essência efetuar o levantamento da dificuldade ou problema referente ao tema proposto que o trabalho irá resolver e expressá-lo de forma interrogativa.
1.4 HIPÓTESES
Representando no momento de sua elaboração uma suposição ou uma resposta provisória em relação ao problema apresentado.
1.5 OBJETIVOS
1.5.1 Objetivo Geral
É apenas um. Deve sempre iniciar com verbo no infinitivo. Refere-se ao tema. Deve apresentar o que se quer na essência com o trabalho/pesquisa a ser desenvolvido.
1.5.2 Objetivos Específicos
São as etapas que precisam ser realizadas para se conseguir atingir o objetivo geral. Precisam ser pensadas e preferencialmente elencadas em ordem de realização. Devem iniciar sempre com verbo no infinitivo. Sugere-se que em todos os trabalhos sejam incluídos os seguintes objetivos específicos:
- Documentar as atividades desenvolvidas.
- Divulgar os resultados alcançados.
1.6 JUSTIFICATIVA
Responde a pergunta por quê o trabalho é importante e precisa ser realizado. Deve apresentar argumentos que possibilitem o convencimento sobre a necessidade do mesmo. Deve falar sobre a teoria referente ao tema abordado. Pode apontar a possibilidade de descoberta de soluções de novas possibilidades, tecnologias, uso e aplicação de recursos de informática. Não deve apresentar citações de outros autores.
1.7 METODOLOGIA
Na metodologia deve-se descrever como, onde e com que o trabalho será realizado. Uma prática sugerida é que se detalhe a forma como se pretende atingir os objetivos específicos descritos, ou seja os procedimentos necessários. Deve-se ainda definir necessariamente as técnicas e tipos de pesquisas e, quando for o caso: os métodos de abordagem.
1.7.1 Abordagem
Dedutivo: Que inicia em planos maiores e parte para planos menores.
Indutivos: Tem início em planos menores, caminhando para planos maiores.
Hipotético Dedutivo: Relaciona as hipóteses formuladas ao processo dedutivo.
Dialético: Abordagem que caminha para o campo do diálogo e da discussão de oposição de idéias.
Qualitativa: Voltado para dados mensuráveis, através da utilização de recursos e técnicas estatísticas. Consegue atribuir a um padrão).
Quantitativa: Voltado para o âmbito social, caracteriza-se por abordagens complexas relacionadas aos problemas socioeconômicos, políticos, culturais, educacionais e peculiaridades não-quantificáveis. (consegue contabilizar).
Quali-quantitativa: Pesquisa voltada tanto para âmbito social com abordagem a problemas socioeconômicos, políticos, culturais, educacionais e peculiares quanto para recursos e técnicas estatísticas.
Histórico-cultural: Abordagem dada à história e cultura de determinada população, organização ou região.
1.7.2 Procedimentos
Pesquisa Histórica: Diz respeito às formas de vida social, instituição e costumes com origem no passado.
Pesquisa Documental: Refere-se à coleta de dados com caráter sócio-cultural sobre determinada região, de pessoas ou instituições;
Pesquisa Etnográfica: Refere-se à descrição dos povos, língua, religião e raças;
Pesquisa Tipológica: Significa a comparação entre fenômenos sociais que permite a criação de novos modelos ideais a partir deste estudo;
Pesquisa Fenomenológica: Corresponde a interpretação do mundo relacionado à consciência do sujeito;
Pesquisa Comparativa: Consiste no estudo de comparação entre semelhanças e diferenças entre grupos, sociedade, organizações, enfatizando as semelhanças e diferenças;
Pesquisa Bibliográfica: É a pesquisa em obras escritas por outros autores sobre o assunto pesquisado. (citação)
Pesquisa de Laboratórios: Tem como característica o uso de instrumentos laboratoriais e manipulação de variáveis.
Pesquisa de Campo: É a realização de coleta de dados onde eles efetivamente ocorrem de forma sistematizada e organizada sem a realização de experimentação.
Estudo de Caso: Cuja a intenção é um conhecimento profundo e exaustivo de uma realidade delimitada;
Pesquisa-ação: Envolve a participação dos pesquisadores e dos participantes no processo de solução do problema.
Pesquisa Estatística: Esta pesquisa possibilita a redução de fenômenos sociológicos, políticos e econômicos a termos quantitativos e a manipulação estatística, como média, mediana, moda, desvio-padrão, variância, correlação e regressões.
1.7.3 Técnicas
Observação: Não consiste apenas em ver ou ouvir, mas em examinar os fatos ou fenômenos que deseja analisar, podendo esta ser: sistemática, assistemática, participante, não participante, individual, em equipe, na vida real e em laboratório.
Entrevista: Conversação efetuada face a face, de maneira que proporciona ao entrevistador, verbalmente, a informação necessária.
Questionário: É organizada por uma série de perguntas que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do pesquisador.
Formulário: Roteiro de perguntas exprimidas pelo entrevistador e preenchidas por ele com a resposta dos pesquisados.
Testes: Instrumentos utilizados com a finalidade de obter dados que permitam medir o rendimento, freqüência, capacidade ou conduta do individuo de forma quantitativa.
História da vida: Esta técnica procura obter dados relativos á “experiência íntima” de alguém que tenha significado importante para o conhecimento do objeto em estudo;
Pesquisa de mercado: É a obtenção de informações sobre o mercado, de forma organizada e sistematizada.
1.8 DEFINIÇÃODE TERMOS
Sem entrada de parágrafo, em negrito, ordem alfabética e seguido de dois pontos. As regras são as mesmas que as citações curtas e longas. Usar preferencialmente autores consagrados. Na definição de termos não é necessário colocar segundo fulano de tal....
Quando tiver mais de um autor, até três autores, colocar entre os seus sobrenomes ponto e vírgula (;). Exemplo: (DALRI; JANNER, 2009, p. 05)
Quando tiver mais de três autores, colocar só o primeiro sobrenome, seguido da expressão et al.
Informática:
Nas citações curtas (até três linhas) usa-se o texto normal, entre aspas, seguido do autor, ano e página. Conforme exemplo abaixo:
“A comunicação que utiliza como ferramenta a informática moderna, permite que os indivíduos se intercomuniquem em um tempo e espaço que constituem a realidade virtual, facilitando inúmeras relações.” (SANTILI, 2005, p. 5)
Informática:
Nas citações longas é utilizado recuo de 4 cm, não se utiliza aspas e nem parágrafo na primeira linha e o tamanho da fonte (letra) é 10. Seguido do sobrenome do autor, ano e página. Conforme exemplo abaixo:
O ensino e a aprendizagem são processos distintos porém indissociados, neste sentido é que a postura do professor durante a ação docente de ensinar deve ser mediada com o cuidado de respeitar diferenças dos educandos e aproveitando a zona de desenvolvimento proximal dos estudantes e (SANTILI, 2005, p. 5).
1.9 CRONOGRAMA
1.10 RECURSOS
Deve-se relatar todos os recursos (humanos, materiais, equipamentos, instalações, outros) que serão necessários para a elaboração do projeto, podendo os mesmos ser apresentados em itens ou em forma de parágrafos.
1.10.1 Recursos Humanos
Ex: Professores, colegas, etc..
1.10.2 Recursos Institucionais
Ex: Laboratórios, impressoras, biblioteca.
1.10.3 Recursos Materiais
Ex: Computadores, pendrive, impressoras.